A cada 50 km de praia, há rampas de acesso que já começam ao atravessar a rua. Veja fotos: |
cadeiras anfíbias |
tapetes antiderrapantes, desde a rampa até o mar |
Parabéns a prefeitura do Guarujá pela grande iniciativa! |
Pitangueiras é o nome do bairro central da cidade e de uma das praias mais frequentadas do município de Guarujá, no Estado de São Paulo.
Pitangueiras é a primeira praia a ser vista, quer se chegue por balsa ou pela estrada, pois se localiza na área central da cidade, cujo bairro também tem o nome da praia e divide o litoral do município em praias tanto ao norte quanto ao sul. Boa para banho, urbanizada, tem longos edifícios por toda sua faixa costeira. É uma das praias com maior concentração de turistas; tem uma área preferida para a prática do surfe, junto ao Morro do Maluf (cujo nome correto é Morro da Campina) e bem no centro uma ilhota, habitada por urubus e caranguejos, denominada Pombeva. Nas Pitangueiras localiza-se também o calçadão onde ficam os restaurantes, bares e o Shopping La Plage. No extremo oeste da praia fica o Edifício Sobre as Ondas, construído tão próximo do mar que, quando a maré esta alta, a água chega a bater em sua base.
Esta praia no passado era conhecida como Praia das Laranjeiras, pois ali havia uma cultura de laranjeiras de propriedade de Dona Maria Malta, com o passar do tempo as laranjeiras foram substituídas por pés de pitanga, daí o nome Pitangueiras. Pitangueiras que é também o nome do bairro, onde se localiza a rua Rio de Janeiro, uma rua fechada ao trânsito de veículos, ficando de uso exclusivo para os pedestres que frequentam os diversos barzinhos ali existentes.
De acordo com Roberto Curi – coordenador das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura e presidente do CMPCD, a Prefeitura do Guarujá está implementando um plano de acessibilidade feito por pessoas envolvidas na causa. “A acessibilidade sempre foi uma luta da prefeita Maria Antonieta de Brito. Implantamos rampas nas praias, temos o programa “Praia Acessível” e, no setor privado, já vemos muitos hotéis, pousadas e restaurantes se adequando às normas NBR 9050 (da Associação Brasileira de Normas Técnicas, sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos)”, afirma Curi.
O serviço de acessibilidade ao banho de mar proporcionado aos cadeirantes ocorre todo fim de semana, das 9 às 17 horas, na Praia das Pitangueiras (em frente à Praça das Bandeiras, próximo ao shopping La Plage), onde a Prefeitura implantou uma rampa de acessibilidade.Os usuários e familiares que utilizam do programa fazem um cadastro e são acompanhados pelos facilitadores (profissionais treinados pelo Estado) para um banho de mar que dura entre 30 e 45 minutos. O tempo varia de acordo com o atendimento e a disponibilidade de cadeiras e facilitadores.
No local, é montada uma tenda e são colocados tapetes antiderrapantes, desde a rampa até próximo ao mar, para melhorar a locomoção dos usuários e acomodação dos equipamentos e suprimentos. Para os interessados em usufruir deste programa, que é realizado para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, é recomendado utilizar trajes de banho, boné, óculos de sol e protetor solar.
O Programa é coordenado pela Comissão de Acessibilidade da Prefeitura, em parceria com a Guarda Civil Municipal e o auxílio de voluntários.
Reportagem do Blog Deficienteciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
olá amigos...deixem seu recado!!